quinta-feira, 15 de julho de 2010

Perguntas e Respostas sobre Cuidados Bucais Infantis

Eu não sei vcs... mas eu adoro este assunto...




O leite materno é melhor do que a mamadeira para a prevenção de cáries em bebês?
Muitos especialistas recomendam a amamentação e não a alimentação por mamadeira para a saúde geral de seu filho. Entretanto, a amamentação pode levar a cáries precoces da mesma maneira que a alimentação por mamadeira.




Para Evitar Cáries em Bebês:
Evite alimentação noturna, tal como trazer o bebê para a cama com você e deixá-lo alimentar-se como desejar. O leite pode "encharcar" a boca da criança e causar a formação contínua de ácido à noite. Esse ácido leva à cárie.
Depois de amamentar, você ainda precisa limpar as gengivas do bebê diariamente com um pano limpo e úmido, um protetor de dedo ou uma gaze.
A odontopediatra Cláudia Ferreira de Souza, do Instituto Saúde Plena, explica que a limpeza dos primeiros dentinhos deve ser feita com uma gaze embebida em água ou com dedeiras de silicone, sempre após a amamentação. Além de limpar os dentes, as dedeiras massageiam a gengiva do bebê, favorecendo a erupção (ou nascimento) dos próximos dentes.
No caso de crianças que têm o habito de mamar durante a madrugada, a especialista ressalta a importância de que os pais façam a limpeza da boquinha do bebê antes que ele volte a dormir. "Adormecer sem que seja feita a higiene bucal favorece o aparecimento do que chamamos de 'cárie de mamadeira'. Essa cárie evolui rapidamente e causa dor", explica.




Tudo bem se meu bebê usar uma chupeta?
Sim, mas não mergulhe em açúcar, mel, fuchicória ou líquido adocicado. Além disso:
Tente tirar a chupeta de seu filho na idade de 1 ano. Lembre-se de que, enquanto a chupeta e o dedo não causarem problemas para a saúde da criança, a chupeta pode ser a melhor opção, pois pode ser mais fácil tirar a chupeta da criança do que fazê-la parar de chupar o dedo.





Qual é a melhor maneira de escovar os dentes até os 3 anos?
Use uma escova pequena, de cerdas macias. Faça movimentos circulares ou ondulados em todas as superfícies dos dentes, especialmente onde o dente encontrar a gengiva. Quando a criança começar a falar, use uma quantidade do tamanho de uma ervilha de creme dental na escova. As famílias devem pedir a seu dentista para demonstrar a maneira adequada de fazer a escovação durante a visita da criança.

Quando os dentinhos de leite já nasceram, a higienização deve começar a ser feita com escova de dente. Porém, é importante que os pais escolham a escova e a pasta indicadas para a idade da criança. "Até os oito anos de idade a criança não tem controle motor suficiente para fazer a escovação perfeitamente. Por isso, é importante que pelo menos a escovação noturna seja feita pelos pais para garantir uma boa limpeza", explica Cláudia.


Posso transmitir bactérias perigosas que podem afetar os dentes do meu bebê?
Sim. Os germes causadores das cáries podem ser transmitidos por meio de contato - como quando o bebê põe as mãos na sua boca e, em seguida, em sua própria boca. Por isso, é importante manter seus próprios dentes e gengivas saudáveis.




A especialista alerta ainda que a mamãe deve evitar de provar da comida do bebê com a mesma colher, pois a cárie é transmissível. Ou seja, se a mãe estiver com um dente cariado, por exemplo, a bactéria passará para a colher e atingirá a criança.
Além disso, pesquisas mostraram que, como uma mulher grávida compartilha seu sangue com o bebê, qualquer tipo de infecção na boca - como cárie ou doenças na gengiva (periodontal) - pode afetar o bebê. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Dentária e Craniofacial dos Institutos Nacionais de Saúde, doenças/infecções bucais também podem estar conectadas a condições como descuido ou bebês abaixo do peso.



Fonte: Bozelli Saúde e Medicina






Quando nascem os dentes de leite?
Por volta do sexto mês, mas pode haver antecipação para o terceiro ou quarto mês. Geralmente, a dentição do bebê completa-se entre o vigésimo quarto e o trigésimo sexto mês.


O bebê sente dor quando nascem seus dentes de leite?
O surgimento dos dentes é uma ocorrência natural, portanto não provoca dor, nem sangramento. Entretanto, alguns sintomas podem aparecer: aumento da saliva devido à maturação das glândulas salivares e à dificuldade que o bebê tem de engolir a saliva produzida; diarréia, em conseqüência de distúrbio gastrointestinal causado pela contaminação através de objetos levados à boca pelo bebê e sucção do dedos, principalmente em condições de higiene inadequada; febre “baixa e passageira”, provocada por substâncias que regulam a temperatura corpórea, liberadas durante o rompimento da gengiva; irritação local provocada pela pressão dos dentes na gengiva (não requerendo medicação alguma).


Os mordedores ajudam na erupção dos dentes?
Existem mordedores macios que contêm um gel no seu interior e que devem ser mantidos na geladeira. Esses mordedores, quando utilizados pelos bebês, aliviam a irritação da gengiva causada pela pressão dos dentes em erupção


É necessário escovar os dentinhos do bebê?
Sim. É importante fazer a higienização mesmo antes da erupção dos primeiros dentinhos. Para tanto, pode ser usada uma dedeira ou gaze embebida em água filtrada que deve ser esfregada delicadamente na gengiva. Após a erupção dos primeiros dentinhos, uma escova apropriada com cerdas reduzidas e macias deve ser usada, principalmente após as refeições.


O bebê pode usar creme dental?
Quando erupcionam os primeiros dentinhos, pode-se utilizar escova de dentes somente molhada em água. Quando o bebê estiver com um maior número de dentes, o creme dental sem flúor deve ser usado em pequena quantidade, o equivalente a um grão de ervilha ou até menos, usando sempre creme dental sem flúor até 6 anos.


E se o bebê não deixar escovar os dentes?
A mãe precisa ter paciência e tentar transformar a escovação em uma brincadeira divertida. Usar uma escova colorida ou cantar musiquinha acompanhando os movimentos da escova pode ajudar. É interessante que o bebê a veja escovando seus próprios dentes.


A mamadeira e a chupeta podem alterar o posicionamento dos dentinhos do bebê?
Todo hábito quando prolongado prejudica o posicionamento da língua e a musculatura bucal. Deve ser planejado eliminar da rotina do bebê a chupeta e a mamadeira o mais cedo possível.

Antibióticos prejudicam a dentição?
Depende. Todo antibiótico ou medicamento, quando administrado, deve estar em dose adequada e sob supervisão médica e/ou odontológica. Se ele for adocicado deve-se escovar os dentes imediatamente após a criança tomar o remédio.

Os bebês podem ter cárie?
Sim. O hábito de o bebê ser amamentado ou alimentado com mamadeiras com leite, chá ou qualquer líquido contendo açúcar ou mel durante o sono, principalmente à noite, pode provocar a cárie de mamadeira ou de aparecimento precoce. Se não houver higienização nesse período, esse tipo de cárie acomete os dentes rapidamente, pois, durante o sono, o fluxo salivar diminui. Os primeiros sinais da cárie de mamadeira constituem manchas brancas e opacas que muitas vezes passam despercebidas pelos pais.


Quando deve ser a primeira consulta do bebê ao dentista?
A primeira consulta deve ser feita antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentes. Uma consulta agradável, em um ambiente amistoso, ajudará o estabelecimento de um vínculo afetivo com o dentista; também é importante um programa de educação e medidas preventivas que evitem o aparecimento de cárie e doenças gengivais.

Traumatismos Dentários -
Situações de emergência envolvendo a boca e os dentes quase sempre se transformam em experiências dramáticas para pais e crianças. As estatísticas mostram que cerca de 14% das crianças e adolescentes passam, de alguma forma, por essas situações de emergência.
Por isso, é importante estar preparado para se ter a atitude correta num momento desses.
Apresentaremos, assim, os traumatismos mais comuns e qual a melhor atitude que deve ser tomada em tais circunstâncias.


Cortes e sangramentos
Quando uma criança sofre um traumatismo que provoca corte ou sangramento, deve-se colocar no lugar, sobre o ferimento, uma compressa de gaze ou pano limpo e pressionar bem, para que o sangramento seja controlado. Muitas vezes, é necessário suturar o ferimento, para que a cicatrização se processe de maneira adequada, e, tão logo seja possível, deve-se consultar um dentista.

Os primeiros passos de uma criança

Os acidentes mais comuns que ocorrem na dentição de leite são os que envolvem bebês e crianças que estão aprendendo a andar.
0 dente amolece em seu alvéolo ou é deslocado de sua posição original, podendo se deslocar para dentro do alvéolo ou descer, dificultando o fechamento da boca.
0 dentista deve ser consultado, para que a extensão do dano seja avaliada. Muitas vezes, esse dano é maior do que aparenta ser.
Freqüentemente, é preciso radiografar o dente e observar por um período determinado. 0 dentista deve também orientar os pais sobre os cuidados a serem tomados na área afetada, assim como sobre futuros problemas que poderão comprometer a dentição permanente.

Mudança de cor do dente que sofre traumatismo
É comum ocorrer, após 2 ou 3 dias do acidente, uma mudança de cor, um escurecimento da coroa do dente. Essa mudança pode se perpetuar; nesses casos, quase sempre há perda de vitalidade do dente, e um tratamento de canal se faz necessário.
Nos dentes de leite, nem sempre uma mudança de cor da coroa significa perda da vitalidade e, em muitos casos, a cor poderá retornar, ao seu normal. 0 dentista deve ser consultado, para ser feito o acompanhamento.

Dente fraturado
É comum a fratura de um ou mais dentes em conseqüência de um traumatismo. Além disso, muitas vezes, pode ocorrer que o nervo do dente se danifique.
Deve-se sempre consultar o dentista, para que ele possa avaliar a extensão do dano, tratar a fratura e prevenir eventualmente problemas da vitalidade futura do dente.
A melhor maneira de se evitarem fraturas nos dentes é preveni-las; assim, no caso de esportes, como andar de bicicleta, andar de "Skate", basquete, vôlei, jogos de futebol e outros esportes coletivos, é importante o uso de protetores bucais.
Converse com o seu dentista a respeito.

Perda total de um dente
Em certas circunstâncias, como impactos horizontais, é comum acontecer um deslocamento total do dente.
É essencial que determinadas condutas sejam adotadas imediatamente, para que se aumentem as chances de salvar esse dente.
Se o dente for de leite, a colocação deste de volta em seu lugar não é indicada; a probabilidade de sucesso é mínima.
No caso do dente permanente, o reimplante é indicado. Para que se obtenha sucesso no reimplante, é necessário:
- Manter a calma e fazer a criança morder uma gaze ou um pano limpo, com pressão para que se possa controlar o sangramento.
- Ache o dente.
- Pegue o dente somente pela coroa. Não toque na raiz.
- Resíduos devem ser cuidadosamente retirados do dente com soro fisiológico ou leite morno. Não esfregue o dente.
- Coloque o dente de volta no seu lugar (no alvéolo) na boca da criança. Não se esqueça: a parte côncava do dente é do lado de dentro da boca. Faça a criança morder uma gaze ou um pano limpo, para que o dente se mantenha na posição. Procure imediatamente um dentista.
- Se você não conseguir colocar o dente em sua posição, mantenha-o em uma solução de soro fisiológico ou em leite morno e procure imediatamente um dentista. 0 resultado final de um reimplante depende muito do período que o dente ficar fora do alvéolo e da conservação do mesmo nesse período. 0 dente deverá ficar fora de seu alvéolo o menor tempo possível.
0 dente reimplantado deverá ser "fixado" pelo dentista em sua posição e ter o seu canal tratado; mesmo assim, com o decorrer do tempo, haverá uma diminuição do tamanho de sua raiz. 0 tempo médio da permanência de um dente reimplantado na boca é de 1 até 5 anos; muitas vezes, esse tempo é o necessário para que a oclusão se defina e novas condutas possam ser tomadas.

REVISTA DA APCD V. 51, Nº 2,

5 comentários:

Ariele disse...

Essas matérias são tão importantes para gente que é mãe a primeira viagem, tiram tantas dúvidas, muitas vezes a gente deixa passar essas coisas despercebidas, só vamos lembrar quando realmente acontecem e dai não sabemos pra quem recorrer. Sorte que hoje a internet nos auxilia bastante e tira bastante dúvidas. Beijos querida!

Anônimo disse...

odontopediatria foi uma das matérias que mais gostei da faculdade. tá que fui mordida por algumas criança na clínica, mas acontece! HAHAHA

escrevi um post sobre odonto lá no blog há um tempo atrás... depois procura por lá.

beijos!

RoMoreno disse...

Amanda, Acompanho desde o inicio seu blog construindo nosso sonho, pois também estou começando a construir....e para minha surpresa esta semana descobrimos que estou grávida de 6 semanas... foi um susto imenso, pois nem pensava em ter filhos, já tenho 41 anos e pode ser uma gravidez de risco... mas agora estou aqui devorando cada pedacinho do seu Blog Mãe de primeira viagem, por favor não tire nunca do ar este blog, preciso ler ainda muito!!!Preciso muito da sua experiência entre cimentos e fraldas.
Beijos no seu coração e da Mariana também!!!

Dea, a mamae da Nina disse...

minha pequeNINA sofreu com inicio da dentiçao.
Hoje esta com 9 meses e 11 dias e 7 dentes.
O mais incrivel é q os "4 primeiros dentes" vieram aos 7 meses e meio e em 1 mes e meio ja sao 7.
Nem preciso dizer q noites de muito choro e irritaçao perduraram por 15 dias no inicio.
Nao sei se foi bom ou ruim virem tantos duma vez.
Hoje apos cada refeiçao, mamada ou frutinha uso malvatrikids pasta dental sem fluor e especifica para crianças ate 4 anos e uma escovinha dental propria p/ bebe.
Desde seu nascimento sempre limpava com gase pq a lingua dela ficava muito branca de leite e tb para evitar qq problema.
Amei seu blog.
Seja bem vinda Mariana, estamos lhe aguardando!!!
Bjs p/ mamae de 1a viagem assim como eu.

P.S: bjks nos dogs pq como diz meu marido a nossa primogenita é a NOah, pastor de shetland q acha e é gente..................

Lydia Silveira disse...

ola kerida,
vim retribuir a visita, bom fim de semana pra vcs
bjim
LIDIA E REBECCA