quinta-feira, 22 de julho de 2010

Informações sobre a Secreção Vaginal

Oi queridas, recebi vários recadinhos de barrigudas preocupadas com sua secreção... Muita calma nesta hora, a secreção na gravidez é normal viuuu....



Não era o objetivo alarmar ninguém, mesmo pq cada caso é um caso.... mas nós barrigudas aqui sempre alertas de plantão sabemos bem q toda boa informação é bem vinda né?


Achei aqui algumas informações na Net, para esclarecer ...




É impressão ou realmente tenho mais muco vaginal agora que estou grávida?

É bem comum ter uma quantidade maior de secreção vaginal (também chamado de leucorréia) durante a gravidez. A maior parte das causas é benigna e normal. Esse muco, que tem aspecto leitoso e praticamente inodoro, é causado pelo aumento do fluxo de sangue na área da vagina, mas não chega a ser muito diferente do tipo que você já tinha antes de engravidar -- só o volume que é bem maior.

Para algumas mulheres, a produção de muco aumenta à medida que o parto se aproxima. Na realidade, a maior quantidade e um aspecto mais grosso dessa secreção ao final da gravidez podem ser sinal de que o grande dia está chegando. Você também vai notar bem mais muco quando o chamado tampão do colo do útero -- uma grossa camada de muco -- se soltar, pouco antes do trabalho de parto. (MEU CASO MENINAS!!!)


Como lidar com as secreções?

Lembre-se de que elas são mais uma das muitas mudanças temporárias que vêm com a gravidez. Mantenha a área genital limpa, use calcinhas de algodão, evite calças justas ou de nylon, perfumes e sabonetes desodorantes. Se precisar, utilize absorventes de uso diário, e nunca absorventes internos.

Os médicos recomendam evitar dirigir duchas fortes para dentro da vagina, porque em casos raros elas podem introduzir ar no sistema circulatório pela própria vagina, algo que pode levar a complicações sérias.


As secreções podem ser sinal de alguma coisa mais grave?

Se o corrimento mudar de aspecto, preste atenção. Cheiro forte, consistência mais grossa, coloração amarelada ou esverdeada, coceira ou queimação podem ser sinal de candidíase ou alguma outra infecção. Fale com seu médico, já que isso deve ser tratado antes de o bebê nascer.

Converse também com o obstetra caso note um corrimento amarronzado, sem sangramento.



O que faço para prevenir uma infecção vaginal?

Não há um método garantido, mas veja algumas dicas para tentar evitá-las:

• Lave bem as mãos antes e depois de ter contato com a vagina e limpe a área da frente para trás depois de ir ao banheiro.

• Tente tomar iogurte natural ou bebidas com lactobacilos vivos, que podem ajudar a combater infecções.

• Reduza o máximo que conseguir o açúcar refinado de sua alimentação.



SOBRE O EXAME DO STRETOCOCCUS


O diagnóstico consiste em fazer duas culturas coletadas de locais diferentes: parede vaginal e ano-retal, e devem ser realizadas entre 35 e 37 semanas de gestação ou quando a mulher apresentar trabalho de parto ou ruptura de bolsa antes de 37 semanas.

Com esse resultado o ginecologista saberá qual paciente deve ser medicada e com qual antibiótico. Importante salientar que somente a cultura pode identificar as mulheres que realmente necessitam ser medicadas, e assim evitar o uso indiscriminado de antibióticos.

Esta bactéria está presente em cerca de 15 a 35% das gestantes ao longo da gravidez. Segundo o médico obstetra Marcelo Luís Nomura, do CAISM - Unicamp, autor da tese de doutorado que investigou o assunto, em 50% dos partos em mulheres contaminadas, a bactéria - que não causa sintomas nas mães - pode ser transmitida ao recém nascido.

A infecção pode causar meningite, pneumonia e septicemia (infecção sangüínea) nos recém-nascidos, e ocorre em 2% dos bebês de mães colonizadas. Os prematuros podem se infectar com maior freqüência e os sintomas aparecem poucas horas após o nascimento.

Cerca de 15% a 30% dos sobreviventes da meningite apresentam seqüelas neurológicas, visuais e auditivas graves. A taxa de mortalidade varia de 2% a 30%.

Ainda não há vacina preventiva para o controle da bactéria, portanto a única forma de prevenção é o tratamento precoce. O exame laboratorial minimiza a antibioticoterapia empírica, pois pode ser realizado em até 48 horas antes do parto.

Com o diagnóstico positivo, a parturiente é medicada com penicilina. As alérgicas podem ser medicadas com outro antibiótico.

(FONTE: GOOGLE)

7 comentários:

Di disse...

Gente... Tomara que a Mariana se comporte e espere pelo menos mais uma semana ai no forninho viu!!! rs
boa sorte!

Lorena Braga disse...

Oii...eu li ontem a matéria q vc descreveu,mas não havia comentado nada!
Hoje vou falar da minha experiência.
Sempre tive corrimento,e agora na gravidez tá aumentando cada vez mais,algumas vezes minha mãe até se preocupa pq é muuuuuito,mas não tem cheiro,não tem cor diferenciada,é completamente normal,e toda vez a GO olha e fala q ainda bem está tudo normal!
Realmente foi muito bom vc falar do assunto ontem,pq as pessoas se alertam msm,algumas com ctz nunca comentaram com as Go's e passaram a comentar,preocupar-se-ão agora.
Pq como vc sabe,se o corrimento for cada vez maior,pode ser tbm perda de líquido...e isso sim é muito sério!!!

Mas meninas,cmo Amanda msm falou,fiquem calma!!!

Beijos **
E pra vc boa sorteee,e fica tranquila,ela vai nascer no momento certo ;)

Camila disse...

Vc viu que sem noção a tal da Lorenna no meu blog? hahaha Aff que não me aguentei né? Tive que fazer um post especial pra ela!

Jacqueline Braga disse...

Nossa amiga no fim da minha gravidez minha secreção aumentou muito e eu jurava que o parto estava se aproximando... :(
que nada...e olha que tive risco de parto prematuro com 17 semanas, porém depois de tanto dactil OB, o Bryan resolveu que não ia sair do forninho nem tão cedo. Tanto que na hora de tirar ele de dentro , os médicos fizeram tanta força, e um quase subiu em cima da minha barriga pra empurrar, e eu só ouvia eles dizendo: esse não quer sair de jeito nenhum...rsrs
Bjooos

Sabrina Dantas Rodrigues disse...

Oi Amanda, obrigada pelo post especial e esclarecedor!!!
Vou conversar com a minha GO, pois minha secreção variou bastante, mas sem odores.
Chega uma hora que a gente se preocupa com tudo...
Mas bola pra frente né...

beijo grandeeeeee

Keka disse...

É verdade, as secreções aumentam na gravidez e o cheiro fica forte mas depois do parto tudo isso acaba!

terezinha caetano de souza disse...

meu nome é terezinha agora dia 04/10/2010, nasceu meu neto mais não sei si foi por causa da enfecsão ke ele teve meu neto nasceu com uma, infecsão saguinia, mais ai a pediatra falo se caso a infecsão não fosse curada ela poderia se alojar em algum orgão, e ai poderia virar uma doeça dejenerativa;eu keria saber se pode ter sido dessa infecsão ke ela teve.......
bjão e keria saber a resposta