terça-feira, 18 de maio de 2010

Pai na Gravidez...

Oi gente, primeiramente, pensando em todos os recadinhos que recebi a respeito do "Curso de Gestante" prometo que vou aos pouquinhos postando as muitas informações recebidas tá?
Hoje o assunto é sobre o pai da criança !!! rsrs
Um dos assuntos abordados pela GO na palestra foi com relação a presença do Pai na Gestação. Ela nos contou que há até alguns anos atrás a presença do pai era desnecessária, que gravidez era coisa de mulher, sendo assim, o pai não ia nas consultas, muito menos ao parto, não participava do enxoval, nem se quer podia pegar o bb no colo antes que o mesmo "firmasse" o corpinho! Quanto mais longe da mulher, melhor seria ...


É claro que isto ainda existe, mas em vista das mudanças de papéis sociais na família e sociedade, graças a Deus o homem hoje participa bem mais deste momento do que antes. Mas a GO disse q esta participação precisa aumentar!


Para ter uma idéia já existe até um programa do OMS que prevê o Pré Natal do Pai... onde ele participa fazendo exames, recebendo orientações, cuidando de sua saúde tb...

Enfim: A maternidade em si é extremamente e naturalmente egoísta, ela disse. Agimos por instinto materno, a barriga é nossa, o sofrimento é nosso, a felicidade em ter um filho também. Muitas vezes excluímos sem querer o coitado do pai... acabamos nos esquecendo que ele também está se adapatando a esta nova fase da vida dele.





Interessante é saber que segundo algumas pesquisas, para muitas mulheres, o tornar-se mãe começa a partir do momento que ela lê "positivo" no seu exame de gravidez (e se estende até a eternidade rs) .... e para alguns pais este momento se dá no nascimento, qd ele pega em seus braços aquele ser tão esperando, pedacinho de sua vida tb....


Por isto, é importante que cada vez mais os pais participem do Pré Natal, Exames, Confecção do Enxoval, Cursos e Nascimento do Bebê, Cuidados Essenciais, etc....


A GO explicou tb que no começo da gravidez muitas mulheres sentem enjoos do marido, do cheiro do marido até da voz dos coitados! Mas q eles devem entender, compreender, ter paciência e amor para lidar com a situação... mesmo pq depois dos enjoos, eles ainda aguentam explosões de choros e sorrisos numa velocidade da luz... rsrs e depois disto nos ajudam na jornada dos primeiros meses de vida entre fraldas, mamadas e noites sem dormir...

A pesquisa tb revelou que são poucos, mas ainda existem aqueles pais que ainda se sentem "ameaçados" com a chegada do bebê... é incrível, mas alguns deles têm medo de perder a atenção de sua mulher e ficam enciumados com isto... mais uma vez, a importância de incluir o pai nas atividades de rotina da mamãe e do bebê, como por exemplo, na hora do banho, troca de fraldas, amamentação - com destaque a amamentação, ela disse q este momento é super importante a tranquilidade do pai, visto que o mesmo pode passar segurança e carinho para a mamãe que esta ali tentando amamentar pela primeira vez.... (momentos de tensão compartilhados a dois).
Outro assunto super importante relatado foi sobre a vida sexual do casal... o casal não deve "suspender" este momento a dois por nada durante a gestação (salvo alguns casos específicos e médicos que os impedem ) ... pois este momento consolida o sentimento de amor existente a dois e confraterniza o fruto do amor que está entre eles.

Por isso os pais não devem ter medo, pois o bb está muito bemmmm protegido e é claro, nos últimos meses é só adapatar algumas posições. (hehehe)

A GO explicou também a sensação de prazer dada a mulher nas relações sexuais - pois muitas mulheres sentem muitooo mais prazer qd estão grávidas (e isto é verdade hein) ... - o segredo é que o pênis ao "surrar" (juro que ela usou esta palavra rs) o útero, estimula com mais rapidez o orgasmo e sensação de prazer para a mulher.

Independente da relação sexual em si, é importante que exista sempre os momentos de carícias, carinho, cumplicidade.


Bom com relação a este assunto acho q consegui lembrar um pouco do q foi dito... que aliás me serviu bastante... mesmo sendo uma "gestante democrática", acho q todo cuidado é sempre bem vindo qd se trata de compartilhar com o marido estes momentos tão especiais...


Não sei quanto a vocês, mas já cheguei a relatar aqui que depois de grávida me apaixonei mais pelo meu marido... (claro q no começo tinha enjoo do perfume dele kkk) mas hoje me pego olhando para ele com cara de boba e fico imaginando que este momento que estou vivendo agora não existiria sem a presença e amor dele... agradeço a Deus por ter colocado em minha vida um pai - marido e companheiro tão especial!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

hj meia sem tempo pra ler tanta coisa, então deixo so meu carinho, depois volto e leio.

bjossss...


______.-“*”-.,.-“*”-.________
__(“)=l___O.,.O___l=(“)____
______”.___u___.”_________
________(“”).(“”)__________
________Te Adoro_________
________________________

Mamãe Tah disse...

Own! Que lindo! Adorei!

No cursinho em que participei também disseram da importancia do pai, principalmente na hora do parto! Ensinaram aos pais como segurar a cabeça da mãe auxiliando na "força" para empurrar o bebe! Ensinaram também uma massagem para fazer na coluna, onde mais dói! kkk Gostei da parte da massagem...rs
O pai do "meu" bebê é do tipo que não desgruda da minha barriga! rs Acompanha detalhes, e as vezes me penso que ele é mais mãe do que eu! kkk Ele foi em todas as consultas, viu todos os ultra, está engordando também, passa creme anti-celulite na minha barriga, conversa toda hora com o bebe, antes de ir trabalhar da um bjo na barriga! É um pai muito presente, uma espécie rara!
Quanto a hora do namoro... No meu caso, no começo da gravidez não senti vontade nenhuma, pra falar a verdade foi melhorar agora, na 21 semana, a vontade! rs Mas também me apaixonei mais pelo meu namorido! Com certeza!

Ahhh assunto das coxinhas... comi 3 coxinhas grandes logo qdo fiz! Eu tenho um sério problema qdo eu cozinho, acho que olho mto a comida e qdo vou comer como pouco! rs Mesmo a vontade sendo grande!!

Sou de SJC mas estou no japão! Mas nem por isso podemos trocar info! rs!

Bjinhus pra vcs!

Pam Salzgeber disse...

Ai amiga, e como o pai é importante em todos os momentos e fico feliz pelo teu marido estar tão feliz em participar de tudo isso com vc.

Meu marido tbm sempre foi muito presente, me ajudava muito, na verdade ainda me ajuda.

è um paizão, e tenho certeza que o teu tbm será.

Beijocas