sexta-feira, 21 de maio de 2010

O que acontece comigo no dia do parto? - Explicações sobre o Parto Normal



Sou mãe de primeira viagem, me alimento de informações e experiências de amigas mais próximas!! Por isso saber o que realmente acontece na hora do parto, no centro cirúrgico de um hospital, foi para mim a parte mais importante do curso de gestantes q fízemos semana passada... Nossa maior angústia é sempre saber como vai ocorrer o parto, o que vai acontecer conosco, etc.. etc... Por isso achei de extrema importância esta parte do curso, a gente pode ver passo a passo (em fotos e vídeos) como este momento ocorre na Maternidade...


Saber o que "há por vir" diminui em "milhares %" a ansiedade deste momento, deixando a mamãe (sim, mega ultra nervosa) porém preparada!! rs...


Vou tentar reunir de forma bem organizada as informações aqui...


Primeiro foi nos explicado o que é o parto normal.


Os sinais de início de trabalho de parto são:


- Expulsão do Tampão Mucoso pela vagina (muco gelatinoso, rosado ou marrom) - sua saída indica q o bebê está chegando, seja para dias ou horas a seguir....

- Rotura da Bolsa de Água (líquido aminiótico) pela vagina ( a sensação é de xixi transparente) - deve se procurar imediatamente o hospital pois tá chegando a hora!

-Quando as contrações se tornarem regulares, em intervalos de 10 minutos. Mas isso nem sempre é indicativo para um parto imediato.


O parto Normal, se divide em 3 momentos: dilatação, expulsão e pós parto.


- Dilatação do colo do útero, chega a dilatar 10 cm através dos movimentos de contração (dores vindas das costas) e pode durar de 12 a 16 horas... Se for o primeiro filho, pode durar até mais.

Dicas: deitar do lado esquerdo para melhor oxigenação do feto, treine muito a respiração para este momento ("cheire uma flor, apague uma vela") ... a respiração é muito importante para mulher neste momento. Existem métodos (usados mais nos EUA para este momento, quem se interessar joga no Google: Bradley, Lamaze)


- Explusão, quando o processo de dilatação estiver completo, o bb será expulso em 20 a 40 minutos. A parte mais demorada é a passagem da cabeça do bebê. Em alguns casos o médico faz um pequeno corte (episiotomia) de períneo (espaço entre a vagina e o ânus) para facilitar a saída.


- Pós parto ou Dequitadura: depois do nascimento a placenta sai por si ( se não sair o médico tira) se tiver q dar pontos ele dá e a mamãe é liberada para descansar (será? mal sabe ela q começa outra maratona ! hehe)


Os cuidados após o parto: higiene e uso de absorventes indicados.


Lá na Maternidade....
A mamãe vai para o quarto descansar (hehehe) o papai vai para o Berçário ver o primeiro banho do bebê... toda família é liberada para grudar o nariz na janela de vidro, ficar babando e fazer aqueles mil e um comentários ( o nariz é da mãe, a boca é do pai, a testa é do vovô, a pinta no pescoço é da vovó... Oi??? é isso mesmo, e daí pra pior - se é q me entendem - hahaha) A família fica assim, conhecendo este novo "serzinho" bem vindo ao mundo!!!


Diz a enfermeira que em 40 min o bebê é levado para o quarto, antes disto, ela vem para massagear os seios, ordenhar a mãe, para este momento.

Nesta maternidade o bebê fica com a mamãe no quarto e a enfermeira e médico ajudam nos primeiros cuidados junto com a mamãe ( se vira nos 30 mãe do ano!!! rs)


Sobre a anestesia na hora do parto normal

O anestesista explicou: há dois tipos de anestesia (peridural e raqui - depois explico cada uma tá? ) - a mulher é que faz a opção com seu médico sobre qual tomar e quando tomar.

Ele deixou claro: não existe parto sem dor... mesmo tomando anestesia a mãe precisa fazer esforços para o trabalho de parto.


No caso do parto normal é comum as mulheres pedirem pela anestesia só quando "não aguentam mais a dor", digamos nos últimos minutos da prorrogação ... mas ele relatou um único caso que a mãe fez opção de não ter anestesia no seu parto normal (corajosa né?)


A anestesia de maneira nenhuma impede a participação da mamãe no parto normal, assim como ela pode antes do parto, alimentar-se normalmente, mas com alimentos leves (nada de feijoada neste dia ok?) mesmo pq ficando em trabalho de parto por horas a fio, ela precisa de glicose para dar energia certo?

Obs: não se costuma mais fazer lavagem intestinal e nem raspagem dos pelos no hospital (mesmo assim perguntar antes se tiver dúvidas)



A vantagem do parto normal
Comparado com a cesareana, evita possíveis complicações como hematomas, dores pélvicas e infecções, e ainda diminui o tempo da recuperação. ( o próprio nome já diz NORMAL - natural, perfeição da natureza humana certo?)


O que é um parto normal induzido?
É quando se usa medicamentos ou rompimento precoce da bolsa para estimular as contrações promovendo o rítmo do trabalho de parto.


Além disto existem outros tipos de parto como o Parto Humanizado, o de Cócoras, Na água... (joga no google para saber mais) ...


Bom, sobre o parto normal aprendi tudo isto! rs

Próximos Posts:

- Parto Cesárea

- Tipos de Anestesia

- Primeiros cuidados com o bebê ainda na sala de cirurgia e maternidade.
- Amamentação (dicas do curso)
- Dicas Preventivas da Odonto Pediatra

6 comentários:

Manuela Nygaard disse...

Meu amor, lembra do que sempre te disse:
Parto normal não tem mistério, eu já passei por 2 e foi quase como um espirro!
É tudo muito simples: você está com 9 meses, de repente sente um molhado como se tivesse feito xixi nas calças, ou uma dor incomodando nas costas como se tivesse com uma baita colica na regiao pelvica lombar te prapara que chegou a hora!
A maioria das mulheres entra em trabalho de parto assim!
Quando estiver linda, deitadinha na macapronta pras fotos que veremos aqui, ja no hospital seja simples e prática:
FECHE A BOCA, AGARRE BEM NO LENÇOL E FAZ O MÁXIMO DE FORÇA QUE CONSEGUIR DURANTE AS CONTRAÇÕES, COMO SE TIVESSE COM UMA HIPER NEGA MASTER PRISÃO DE VENTRE!
Não tem explicação melhor que essa.
"faz força pra baixo, respira de forma curta..." é tudo balela! Até parece que você vai estar em condições de ficar medindo a sua respiração se tá curta, longa, vertical horizontal ou seja la como eles queiram chamar!
A força que fazemos pra expulsar o bebê do utero é a mesma que fazemos pra explusar as fezes, usamos os mesmos musculos, só que em lados opostos (sim, sei, é chocante, imagine ouvir isso durante o parto!)
Se você chorar ou falar durante a força interromperá a pressão e trará o bebê de volta pra cima, desfazendo o trabalho que teve ao empurra-lo.
Logo, basta lembrar: eu não estou parindo, eu só comi muita farofa e preciso fazer muiiiiiiiitttttttta força pra por isso pra fora, te garanto assim será muito mais fácil de encarar!
Quanto a anestesia:
A única que tomei, e só no parto de Neto, foi a local pro corte que a médica fez pra ajudar na passagem, como anestesia não pega em mim não adiantou nada e senti cada passada do bisturi e da agulha...
Te digo uma coisa: não me arrependo nenhum minuto de ter tido parto normal. No mesmo dia tava andando pelo hospital,no dia sequinte tava em casa.
Anestesia: pode até ser necessária pra algumas mulheres. Eu sou super sensivel a dor e não vi necessidadede anestesia, a única que tomei foi aquela local com agulha (que não pegou mesmo depois de 5 injeções), na pele mesmo, só pro corte na dita cuja (sim, eles cortam o nosso parque de diversões pra não correr o risco do bebê ficar entalado e acabar arrebentando naturalmente com tudo na passagem... é procedimento padrão em alguns hospitais, converse com seu médico sobre isso)

Boa sorte, quero ver a Mariana linda aqui no blog!

Bjs nas mocinhas!

Pam Salzgeber disse...

Nossa , eu me lembro de ter lido tantas coisas sobre parto normal ( meu sonho que não se realizou :( ) Acho que deve ser o máximo sentir a tal dor rsrs.

E que bom que tem se informado Amanda, da muito mais tranquilidade quando vc tem pelo menos idéia do que vai acontecer.

A parte do bebê no quarto com a mamãe, é assim mesmo, sonha mamãe que vc vai dormir e descançar rsrsrs.

Mas nada é mais prazeroso que ter teu bebê nos braços.

tive duas cesáreas não por minha vontade, mas por necessidades.

Logo faço um post sobre como foram.

Bjo

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse...

Muito bom seu post! Olha, minha experiência com o parto foi super boa, tem muitos mitos que realmente não passam de mitos, na hora é tudo muito mais simples do que a gente imaginava. Beijos!

Fernanda Reali disse...

Consulte o anestesista semanas antes e combine uma analgesia no primeiro momento e anestesia SIM, para sentir tudo sem sofrer. Bobagem passar dor. Tive normal e cesárea, duas ótimas experiências.

Anestesia peridural: sente o movimento todo mas não tem dor, muito bom, mas só é dada quando a dilatação está quase completa. Peça analgesia antes disso para nao sofrer com as contrações.

A força que se faz no parto normal é a mesma do CORE no pilates (joga no google). É como se fosse encher balões de aniversário, só que ritmado. Mesmos músculos usados para tossir, e fazer cocô. Ninguém me ensinou isso antes e fez falta para agilizar a expulsão do bebê sem cansar tanto. Na duvida, faça umas 4 aulinhas de pilates para aprender a respirar bem.

Aprendi aqui sobre bolo de fraldas. Nem sabia que existia!

Lembra do que te falei? Isso é rápido e simples. O mais difícil é amamentar bem. Leia e imprima os principais itens, pois vais ser necessário.

beijos

Crys Silva disse...

Gostei muito das informações!
Espero ter meu baby de parto normal,mas...
saberemos na hora!
Obrigada querida pela ajuda!

Patrícia disse...

Oi Amanda, muito bom o post.Como eu fiz o cursinho bem no início da gravidez, no fim já não me lembrava de muitas coisas.
Agora amiga, na hora das contrações não tem posição boa não, eu mesma não conseguia deitar na cama...água quente na barriga e nas costas, isso sim alivia muito.
Quanto aos tipos de parto, o meu foi normal e adorei, minha prima fez cesárea e ela está super bem. O melhor parto é aquele em que a criança e a mãe fiquem bem!Beijos, e uma boa hora pra vc!!