Nossa tanta coisa aconteceu nestes últimos dias nem sei por onde começar a contar...
Primeiro vamos falar da Médica Gastro que fui - maravilhosa - me passou uma bateria de exames, menos o q eu realmente preciso fazer: endoscopia - q devido a sedação X amamentação, não pode ser feito...mas nada impede de descobrir através de outros exames qual a origem do meu problema de refluxo ... Tratamento? Só depois dos exames, enquanto isto, eu tento aguentar o vai e vem do mal estar controlando a minha alimentação... partindo do pressuposto q preciso comer direito tanto para mim qto para a Mariana (amamentação) tudo ok né, já vale o esforço!O legal foi q posso fazer um tratamento fitoterápico enquanto estiver amamentando...
Conversei com ela a respeito da amamentação e refluxo da Mariana (filha de peixe pode ser peixinho? ela disse q nada a ver, q era para eu desencanar!) e me deu uma aula de refluxo ! rs
Dicas valiosas a se compartilhar:
- Todos os bebês tiveram, tem ou terão refluxo um dia nesta vida! é normal...o q não pode é a frequência (diária em todas as mamadas), se diagnosticada em exame, precisa ser tratada com remédio... de resto toda mãe precisa no dia a dia apenas: dar mamar para o bb sem deitá-lo (livra-o também da otite), fazer o bb arrotar após a mamada, se ele tiver indícios de refluxo - deixá-lo uns 20 min em posição "sentado" seja no seu colo, cadeirinha, etc após as mamadas... ou dar mamadas rápidas em intervalos menores até q o problema diminua (dica tb da minha querida Manu num post anterior)
Nunca chacoalhar o bb após as mamadas (vira milk shake de bebê e com certeza ele vomita) ao deitar o bb deite de lado, pois facilita a digestão e evita afogamentos.
Sobre elevar o colchão ou usar travesseiro (querida Carol esta é pra vc) - cada bebe se adapta de um jeito, uns com colchão elevado, outros com travesseiro apropriado. No caso da Mariana ela rolava de lado em ambas alternativas... o q tenho feito: depois de arrotar, Mariana deita na almofada de amamentação (ela é elevada e possui laterais - formato de U - q seguram a bixinha caso ela queira rolar de lado rsrs ...ela fica super bem lá, às vezes fica brincando ou adormece lá mesmo após a mamada ( mas não deixo muito tempo, afinal deve dar dor no pesçoco dormir naquilo né?)... mas tem ajudado e muito! * Carol, como o Bento dorme no colo dá para vc adaptar a almofada para ele não? ... tenta depois me conta!
Bom, na opinião da Médica (vou apenas postar a opinião sem dar juizo de valor tá?) as crianças hj em dia possuem mais problemas de refluxo pq falta tempo e às vezes paciência para nós mães modernas e pobres mortais, após as mamadas... lembra ela, q na época de nossas avós, arrotar era ritual seguido a risca e q a maioria dos bebês mamava praticamete sentado! Para ela deixar de arrotar, mamar deitado é bom só para a mamãe descansar... (mas não significa q quem mama deitado tem refluxo ok?)... Outro fator vicioso é controlar o bebê no peito, chorou, resmungou lá vai a mãe enfiar o peito na boca da criança achando q é fome! A livre demanda é indicada somente para o primeiro mês de vida... de resto é ajustar os horários conforme o desenvolvimento da criança... choro nem sempre é fome - esta não deve ser a primeira opção da mãe.
Enfim, eu suspendi o remédio de refluxo da Mariana e estou seguindo a risca as dicas da médica... eu já estava no esquema, mama - arrota - fica sentada, mas me dei conta em q na maioria das vezes a Mariana mama e vai para o colo da vovó, da titia e do papai (que adora um milk shake de Mariana) então "proíbi" todo mundo aqui de pegá-la após a mamada e sair chacoalhando pela casa! hehehe ...
E tem dado certo, faz 3 dias q ela mama, regutita sim, pq é normal - mas não tem mais aqueles episódios de vômitos constantes.
PAUSA
Aliás tanto as cólicas quanto o refluxo apareceram na semana q eu estava endoidecendo com as coisas da obra e ainda bateram no meu carro, que susto lembram? Mariana mamava e logo já estava no bb conforto dentro do carro, indo pra lá e pra cá comigo, resolvendo mil coisas etc etc... nenhum bebê merece isto! Tanto q esta semana (já com quase tudo resolvido na casa e sem abacaxis para descascar) Mariana melhorou tanto do refluxo e das cólicas... eu estou mais calma, dando mais atenção à ela!
E falando em cólicas, queria agradecer a querida Andréia pela dica sobre o Flagass... eu estava dando Simeticona (luftal) para gases... ela me escreveu um email me dando a dica do Flagass q é composto de dimeticona + metilbrometo de homatropina - funcionando como anti gases e anti pasmódico - ou seja tira os incômodos (até dores) provocado pelos gases... e já percebo a melhora da baixinha! Com o luftal ela estava com o instestino mais solto, mas não soltava muitos gases, ficava com a barriga dura e inchada.
Agora ela solta uns puns que fazemos questão de nomear kkkk (pum motoca, pum estrondo, pum pluft, pum vibe, e assim vai! kkk) e mesmo fazendo menos cocô não está com a barriga dura e grande q nem de sapo!
Como disse no post anterior e a Thaís me reforçou a idéia, tenho estabelecido a rotina do fim de tarde assim: banho, mamada, arrota (clarooo hihi) e dorme na barriga da mamãe... assim fico com ela por quase meia ou uma hora - além de adorar demais isto, tem feito super bem para ela, chegamos hoje a 4 dias sem cólicas (só Deus sabe o q era vê-la chorando se contorcendo mais de horas no meu colo de dor e eu sem poder fazer muita coisa além de medicar e colocar bolsa de água quente) ....
O chá de camomila ainda não rola por aqui... estou introduzindo as novidades aos poucos... ontem comecei a dar a vitamina.
Uma das novidades da semana também foi a mudança de sono da Mariana ( adorei o horário de verão, estamos nos adaptando melhor numa rotina estabelecida por ela) e advinha o q aconteceu??? Por dois dias ela dormiu quase a noite toda!!! Dormiu por quase 6 horas seguidas e eu não quis acordá-la. Na verdade, no segundo dia eu até tentei, troquei as fraldas mas ela continuou adormecida! Aí eu pensei: ufa!!! será q vou começar a dormir a noite toda??? ou parte dela???
Engano engano meu, quem é mais inocente do q eu??
Como dizem por aí, alegria de pobre dura pouco ( e como eu ando numa pobreza só) advinhem o q aconteceu? Devido a "pulada" de mamada (nessa esticada de sono q ela deu) eu tive empedramento do leite!
Acordei com dores, fui tentando dar de mamar durante o dia para ver se dava certo, tentei a bombinha manual, massagem ... e acabei no PS pois já estava ficando com febre ( e com medo de mastite, e pior: com medo de acontecer alguma coisa e não amamentar mais - Deus sabe do meu desejo de amamentar a pekena)
Pois então q meu médico me passou um antiflamátório, bolsa de gelo...tentou fazer uma massagem ( se não fossem meus berroooossss de dor) e me mandou direto para o Banco de Leite ( lá eles teriam bombinha elétrica e iriam me ajudar com as massagens) mas isso eram 18h da tarde! O Banco de Leite aqui chamado de Projeto Casulo estava fechado.
Fui para casa, com ajuda do marido tomei o remédio e fiz massagens + compressa... Ao redor do bico, aquelas pelotas, aquelas pedras, que mesmo com muita dor (e chorei mesmoooo) dei para Mariana sugar, assim me ajudou a dissolver o empedramento do leite... e dá-lhe compressa de gelo após a mamada! Ui não gosto nem de lembar...
Enfim, foi uma noite tensa... mas acordei super bem, com os seios cheios, sem pedras e a Mariana dando conta de esvaziá-los!
Conversei com meu marido acho q vou comprar uma bombinha elétrica como sugeriu meu médico (quem tem me dá dicas, conselhos, indicações please?)
Pensando q a partir de agora ela pode mamar menos, dormir mais, ou até ficar com minha mãe para eu resolver alguma coisa fora de casa, ou até mesmo já pensando na escolhinha no futuro, posso começar a armazenar leite também para doar (que para mim é um ato lindo de amor, de vida) afinal se está sobrando, tem q ser aproveitando não é mesmo??
E para terminar
Mariana não aceita mesmo a chupeta - até coloco umas gotinhas de remédio ou vitamina para agradar, mas ela suga suga e cospe! Nas crises de cólica aceitava a chupeta por insistência minha em tentar acalmá-la e diminuir o choro...
Agora ela está descobrindo as mãos, leva os dedinhos na boca (veja nas fotos) isso q não se retorce inteira tentando "levar a boca na mão!" como diz o papai hahaha - uma gracinha! Agora é cuidar da higiene destas mãos hein (óia mãe neurótica! kkk)

Quem resiste?
16 comentários:
Valeu por compartilhar as orientações da sua médica.
Eu costumo dar a mamada da madrugada de madrugada, mas sempre coloco a Ana num travesseiro em que ela fica inclinada, nunca totalmente deitada, não sei se vale.
Eu também estou querendo comprar uma bombinha de tirar leite, mas estou na dúvida se compro a elétrica ou a manual mesmo. Devo fazer um concurso e precisarei que alguém a alimente.
Coisa mais fofa, ainda mais com esse capuz de orelhinha. Linda!
Esse post foi mais q um curso pra mim. Adorei.
Nossa, menina, quantas novidades! Muito boas dicas.
Pro meu Miguel a almofada de amamentação funcionaou tb; alíás, até hoje ele gosta de cochilar recostado nela!
Dou a maior força para vc doar o excesso de leite; tem MUITO neném que precisa...
Sobre as maozinhas na boca, é super normal... Miguel "come" as mãos praticamente o dia todo. Eu tomo alguns cuidados: por exemplo, quando saimos e as pessoas tocam nas maozinhas dele, passo um pouquinho de álcool gel em seguida ou um lencinho umedecido. Depois, seco com a fraldinha. Vale a pena.
Grande abraço!
Pra ajudar vc no refluxo um médico me indicou colocar na cabeceira da cama toquinhos de madeira ou um tijolo com 10 cm de altura, não adianta ser travesseiro, não melhora, mas com a cabeceira da cama mais alta consigo dormir super bem e aquela azia horrível passou de tudo. Ajuda muito viu, tenta ai, pode ser tijolo mesmo na cabeceira da cama. bjinhos
Ai amiga, já faço isso tudo, mas ainda não adiantou não, mas vai que um dia né? kkkk... Bom, em relação à bomba, vai de elétrica mesmo, a manual é uma m... Eu uso a PUMP IN STYLE ADVANCED (muito chique hein?! rsrsrs...), que hoje é considerada a melhor do mercado e realmente parece bastante com a sucção do bebê, mas não comprei não. Alugo no cantinhodamamãe.com.br. Bjokas!!!
Gostei da dica do Flagass. Quando o luftal da Lara acabar vou testar esse ai.
Eu uso a bomba manual mesmo, em forma de buzina e nunca tive problemas com ela! Mas, cada um é cada um.
A Mariana está uma delicinha mesmo com essa roupinha de gatinha, e colocando as mãozinhas na boca!
E sim, cuidar da higiene das mãozinhas, sempre! hehe
Beijo!
Ohh, tá uma gatinha mesmo.
Dicas valiosas hein!
Beijo
Adorei as dicas, super valiosas mesmo!
Bjos, bom final de semana!
FOFURA da titia!!!! Saudades enormes das duas :)
Marianinha ta gotôsa demais com essa roupinha
*--* Nossa gostei das dicas, meu maior medo são essas cólicas, cada post sobre elas no blogsfera é um sofrimento!
Oi Queridas !
boas dicas! dormir no peito eu achava q era charme...mas deve ser o calor q deve aliviar eles né!
Antonio já no berçario da Maternicadade chupava os dedos e hoje em dia ( nossa ele já tem 8 dias ) ele seguras as mãos e chora fazendo uma força de dar dó...muito manhoso meu menino!
bjks
Gabi
Alias...tem quem dia q é a cara do pai...tem quem dia q é minha cara...vai saber!rs!
Oi Amanda, o refluxo deixa nós mães de primeira viagem na maior dúvida mesmo, quando é fisiológico ou patológico????Mas fica tranquila, quando começar a comer melhora.
Com relação a bombinha, acho que não vale muito a pena comprar a elétrica, uma vez que vc irá usá-la por pouquíssimo tempo. Uma manual boa dá conta do recado e não machuca vc. A minha é da avent. Tive o mesmo problema que vc, fui no projeto casulo e eles tiraram o meu leite em dois dias e disse para eu manter com minha bombinha em casa. Todos os dias de manhã antes da mamada tirarava +/- 90 ml de cada peito e depois amamentava o Gustavo. Mas foi por pouquíssimo tempo, depois eles dão conta de todo leite.rs
beijo
Relembrei de tudo, passei por tudo isso, parecidíssimo! Que bom que a médica foi atenciosa e explicou bem.
Sobre a bombinha elétrica, acho que usará pouco, um mês ou dois no máximo, então seria bom ter uma emprestada para não gastar. O volume de leite se auto-regulará muito em breve. Resisti à ideia de comprar uma, usei a manual e foi excelente.
beijooooo
amiga a dica é alugar a bomba:
www.cantinho da mamae.com.br
Eu aluguei pq qdo Nina tinha 20 dias tive 40 de febre quase uma mastite, tive q chamar uma enfermeira p/drenar meus seios p/nao ter q secar o leite. Uoh!!!!!! Dor pior q parto normal, juro!!!!
A cada mamada eu tirava o leite do peito em q ela nao havia mamado e assim ia o dia todo.
Reservava o leite do dia para madruga.
Dava na mamadeira avent bico 2 para bebes amamentados.
Pesquise e veja se acha melhor comprar a bomba ou alugar ano passado tava 85 por mes.
Pesquise tb sobre o armazenamento de leite, qualquer coisa me da um alow la no blog q te dou um help, fiquei craque nisso apos minha quase mastite.
Bjks mil e Mariana ta cada dia mais fofa, feliz 2o mesversario.
Oiii...andei muito sumida, sem tempo para nada..com meu filho acordando 5 X na noite..ninguémmmmmm merece..
Que bom que o Flagás deu certo !!
Acho que vou suspender o Motilium dele, o refluxo não melhora e descobri que ele dá cólicas..Uma amiga indicou Losec Mups, disse que é ótimo e não causa cólicas..
Eu já tô cansada de nada funcionar, fico com ele empé 30 minutos e quando abaixo, lá vem o jato...que desanimo !!
Sobre a bombinha do leite, aluga, é melhor, vai gastar $$ pra pouco tempo de uso
beijoo te escrevo
Postar um comentário