sábado, 4 de setembro de 2010

O MUNDO DO RECÉM NASCIDO I




Durante muito tempo, se pensava que um recém-nascido fosse capaz somente de comer e dormir. Mas os estudiosos do comportamento do recém-nascidos, pouco a pouco desvendaram o mundo das sensações que um bebê é capaz de perceber, além das formidáveis habilidades instintivas.


Como ele nos vê? Logo depois do nascimento, os seus olhos estão inchados e vermelhos, e isso é normal tendo em vista as contrações que todo o seu corpo teve que sofrer durante o parto. Mas depois de alguns dias, seu rostinho estará relaxado, suas pálpebras desinchadas, e seus olhinhos começarão a focalizar o mundo. Mas a sua visão é ainda indistinta, conseguindo focalizar somente aquilo que está próximo ao seu rosto, aproximadamente uns 20 a 25 centímetros além da ponta de seu nariz (note que o que ele precisa ver neste momento de sua vida está bem próximo de seu rosto: o seio e o rosto materno). Muitas pesquisas demonstraram que um recém-nascido é mais atraído pelos objetos em movimento do que pelos estáticos, pelas linhas curvas do que pelas retas, pelas formas complexas do que pelas simples.


Como ele nos ouve? A audição é muito mais desenvolvida que a visão. Principalmente porque, nos últimos meses de gestação, ele podia ouvir perfeitamente bem o bater do seu coração, o timbre da sua voz, e conseguia distinguir certos barulhos externos. Preferem os sons ritmados (como os dos móbiles musicais), e se sentem incomodados pelos sons mais fortes e agudos. Mas o que ele mais gosta de ouvir é a voz humana, principalmente a da mãe, que ele já consegue reconhecer minutos depois de seu nascimento.
Que odores ele percebe? Alguns estudos comprovaram que um recém-nascido desde os primeiros dias de vida tem um bom nariz (fazendo-o sentir dois algodões embebidos um no leite materno e outro em um leite diferente, o bebê não terá dúvidas, virando de imediato a cabeça para o lado do primeiro algodão). E é surpreendente a rapidez ou o instinto com que ele aprende a reconhecer o cheiro da pele de sua mãe, mostrando o quanto é profundo o laço mãe-filho.

Que sabores ele reconhece? Como já foi dito no capítulo sobre a Alimentação, um recém-nascido consegue distinguir perfeitamente bem os sabores básicos: amargo, doce, salgado e ácido. E que também ele tem uma predileção natural pelo sabor doce, principalmente devido a sua alimentação, nos primeiros meses de vida, ser a base de leite.

Que sensibilidade tátil ele tem? O tato é um sentido aguçado desde o nascimento. Durante o parto, a pele de um bebê recebe estímulos contínuos que ativam as terminações nervosas, e o repentino contato com o ar cria novas percepções sensorias, geralmente não muito agradáveis pois mesmo com o aquecimento da sala cirúrgica, ele ressente muito a diferença de temperatura.

6 comentários:

Anjinho disse...

Adorei a reportagem amiga.
mto interessante.
Realmente os bbs são mto mais espertos do q nós podemos imaginar.
bjkas e obrigada pelo coment.adorei tb.
bom FDS!

Fernanda Reali disse...

Tô adorando acompanhar o BBM - big brother MARIANA! Cada notícia, cada detalhe...

Amanda, ainda não mandei o presentinho, que já está aqui comigo, porque cismei de fazer outro - e não deu certo - então mais uma semana e ele chega.

Beijos

Maria Thereza Pinel disse...

Os bebes são realmente incríveis!
E com certeza ainda tem muito sobre eles que não sabemos!!!


Beijo!

Nat disse...

Legal o texto!
E ai Amanda...tá tendo muito trabalho?! Eu ainda estou aprendendo tanto...cada dia um pouquinho mais!
me add no msn pra gente trocar idéias! gr_natacha@hotmail.com

Beijos

Agnes, Mãe do Pedro Henrique disse...

Muito bom o post!
Como ta a bebe?
bjos

Mariana disse...

E como está a minha xará? Tbm gostaria de chegar nos 68 novamente, ou baixar mais um pouquinho... esperar né pq amamentando e ficando em casa é que não tá adiantando muito. Ai Amanda, ser mãe de primeira viagem é tão cansativo, e tão fortalecedor ao mesmo tempo... vai entender! Bjokas